Foram 12 semanas, até agora, seguindo o programa de perda de peso (e reeducação alimentar) do Weight Watchers (ou Vigilantes do Peso, como eles são chamados no Brasil).
12 semanas é um espécie de marco, já que eles incentivam a perda gradual e pequenos passos, um de cada vez. Chegou a hora então de fazer o meu balanço pessoal.
Meu objetivo, a princípio era perder 12 quilos, um por semana. No final das contas, nesse período, eliminei 17 quilos e 10o gramas e fui do tamanho 46 ao 40. Estou a 8 quilos (e um tamanho de roupas) do meu peso ideal, aquele que eu tinha quando engravidei da Elena.
Fui à todas as pesagens e só perdi 2 reuniões porque precisava levar o Erik comigo (nesses dias só me pesei e voltei para casa direto). Perdi peso em todas elas, com uma única exceção, culpa da minha menstruação.
Aproveitei de fato todas as festas e ocasiões que envolviam comida e bebida. Não deixei de comer nenhum salgadinho em festa infantil, de ficar para o bolo, nem de sair para beber e jantar com o meu marido. Ou seja, não deixei de viver nessas 12 semanas em busca do peso perfeito.
Acho que agora chegou a hora de contar o que funciona pra MIM e quem sabe pode te ajudar também?
1) Não se pese todos os dias. No Weight Watchers a gente se pesa uma vez por semana, e apesar de ter balança em todos os banheiros da casa, eu não verifico meu peso diariamente. Já fiz isso antes e percebi que só me estressava à toa. Mesmo me pesando no mesmo horário e sem roupa, meu peso varia demais e eu acabava tentando compensar durante a o dia (comendo menos ou me exercitando mais, por exemplo) e os resultados diários, muito pequenos, acabavam desanimando. Um quilo por semana, por exemplo, é um resultado excelente, mas perder 200g por dia não parece lá grandes coisas.
2) Beba água. Muita água. Não conto quantos copos, ou litros, mas passo o dia todo bebendo. Entre um copo e outro tomo também uma xícara de chá verde e de hortelã. Não preciso te convencer dos benefícios da água, né?
3) Faça alguma atividade física. Academia, caminhada, dvd ou video-game em casa, QUALQUER coisa é melhor do que ficar parada. Além de queimar calorias você fica com o metabolismo mais rápido e muito mais feliz (endorfina é felicidade). Quando me exercito também sinto mais vontade de me alimentar melhor e resistir às tentações é muito mais fácil. Uma coisa leva à outra.
4) Tome café-da-manhã. Não pulo nunca. E não pode ser qualquer café-da-manhã. Adoro pão, por exemplo, mas se comer pão de manhã fico com fome muito rápido e mais vontade de comer o dia todo. Mingau de aveia com frutas e iogurte (ou canela) me deixa cheia de energia e sem fome até a hora do almoço. Outras pessoas, juram que nada melhor do que comer ovos logo cedo. Encontre o que funciona melhor para você.
5) Consuma mais alimentos integrais. Outra coisa que fez a maior diferença na minha vida. Troquei todos os tipos de arroz, pães e massas por suas versões integrais. Em termos de calorias (ou pontos) dá na mesma (alguns alimentos integrais são até mais calóricos) mas é fato que por conta das fibras a saciedade é muito maior, além de auxliar no funcionamento do intestino.
6) Faça trocas saudáveis. Além dos integrais, não consumo mais (há muitos anos) nenhum produto em sua versão full fat. Meu leite é desnatado, a maionese, o cream cheese, geléia, as carnes, tudo o que eu compro é com gordura reduzida. Acredite, é uma questão de costume. Hoje não consigo de jeito nenhum comer maionese ou tomar leite em sua versão normal. Além disso, não uso sal ao cozinhar e muito menos adiciono sal na comida à mesa. Não perco nada em sabor usando ervas no lugar do sal. Óleo também praticamente não é usado na minha cozinha (com exceção de uma quantidade pequena de óleo de oliva na preparação de alguns alimentos). Uma frigideira anti-aderente e um spray de óleo resolvem todos os problemas. Frituras não fazem parte do que comemos em casa.
7) Inclua frutas e legumes nas suas refeições. Livres de pontos no Weight Watchers (com algumas poucas exceções) as frutas e legumes são chamadas de zero heros justamente por fazerem a maior diferença no seu prato. Meu mingau de manhã ganha outra cara (e gosto) com uma porções de frutas vermelhas, meu omelete e sanduíches ganham sempre uma generosa porção de folhas verdes (não preciso de nenhum tempero ou molho) e qualquer prato vem sempre acompanhado de muitos legumes. Além de serem alimentos saudáveis eles aumentam o tamanho do meu prato, fazendo com que eu me sinta muito mais satisfeita com as porções recomendadas pelo programa, que claro, não são grandes.
8) Coma a cada 3 horas. Só funciono assim. Às vezes como em intervalos até menores (principalmente à tarde). Desse jeito nunca fico com fome e meu metabolismo está sempre em funcionamento.
9) Não se proíba de nada. Dietas rigorosas e aquelas em que você tem que cortar qualquer grupo de alimentos não funcionam para mim (e desconfio que não funcione para ninguém, ou você vai passar a vida comendo sopa?). Para quem quer perder um ou dois quilos, tudo bem, mas eu preciso de algo que eu consiga manter a vida inteira e assim manter meu peso, claro. Eu gosto demais de carboidrato, por exemplo, e preciso da energia para ficar bem. Preciso também do meu docinho de sobremesa e preciso saber que posso comer em qualquer lugar, em qualquer situação social. O Weight Watchers permite que você coma de tudo e eu adoro isso.
10) Evite refrigerantes. Acabei de dizer aí em cima que posso e gosto de comer de tudo, mas nos últimos tempos cortei completamente o consumo de refrigerante zero ou diet em casa (o normal eu já não tomava há uns vinte anos). Não compro mais e por isso não sentimos falta. Se estiver numa festa, tomo, mas em casa não compro. Apesar de zero em calorias sinto que o refrigerante me deixa mais inchada. Além disso refrigerante é porcaria pura e eu gostaria de manter meus filhos longe desse mal o máximo que conseguir e nada melhor do que dar o exemplo, né? Quanto ao álcool, mesma coisa, meu consumo é limitado à uma ou duas doses em ocasiões especiais.
E por último, vale dizer que sem força de vontade e determinação não tem nada que funcione nessa vida para te fazer emagrecer, vamos combinar? É só uma questão de prioridade, você quer o prazer imediato (seguido de culpa) de comer uma caixa inteira de chocolate ou o de estar bem consigo mesma?
Se você alguma coisa para perder ou manter o peso que não falha, me conta também?
N.